terça-feira, 23 de junho de 2015

Apresentação




De caráter interdisciplinar, reuniremos pesquisadores que estudam as cidades a partir dos estudos de comunicação,da linguística, da antropologia, da educação, da história e artistas latino-americanos, que juntos estão se propondo a pensar sobre cidades. Estariam os espaços supostamente definidores das cidades se dissolvendo em função das redes sociais? Como a cobertura midiática dos meios massivos e dos meios alternativos mostram e escodem as cidades, seus acontecimentos e seus enunciados?
Em 12 de janeiro de 2016, a cidade de Belém completará, tomando por referência a colonização europeia, 400 anos de fundação. Este acontecimento nos motivou a promover um grande debate sobre as diferentes possibilidades de pensar as cidades latino-americanas, na contemporaneidade. Com que processos midiáticos, históricos, étnicos, culturais, semióticos, discursivos estas cidades se constituíram e se constituem? O que pode haver de semelhante entre Melgaço, no arquipélago do Marajó, Machu-Pichu, São Paulo e Manaus? O que é uma cidade latino-americana?
Nos três dias de evento, vamos participar da Conferência de Abertura, de 05 mesas-redondas e dos Simpósios Temáticos, que serão organizados a partir dos 06 eixos temáticos seguintes:

Eixo 01 - A cidade como espaço público


Eixo 02 - A cidade, seus enunciados e seus acontecimentos


Eixo 03 - Cidades, mídia e discurso


Eixo 04 - Cidades, outros espaços e sexualidades


Eixo 05 - Cidades das letras: saberes e memórias


Eixo 06 - Cidades Amazônicas: colonialidades e resistências


Eixo 07 - Tema LIvre

Nenhum comentário:

Postar um comentário